SÍNDROME DE PROCUSTO


Romanos 15.1 “Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos”.


1º. O que é síndrome?

É um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos doentios, patológicos,  diferentes e sem causa específica.

2º. Quem foi Procusto?  

          Segundo Marcos Bagno no seu livro: Pesquisa na escola, Procusto foi um homem mau dono de uma grande propriedade. Todos os que passavam em suas terras ele os prendiam e os levavam cativos p/ sua casa. Lá ele os deitavam em sua cama milimetricamente construída p/ o seu tamanho. Os que eram maiores do que a cama, ele os cortavam. Os que eram menores, ele os puxavam e espichavam até chegar ao seu tamanho.         

          Essa é a máxima de Procusto:

        “Quem não se conforma ao meu tamanho não pode andar solto por aí, a menos que vá jogando fora tudo o que eu não tenho até caber na minha medida, ou a menos que se espiche e se estique até ter o mesmo que eu e ser igual a mim”.

          O espírito de Procusto esteve presente em várias etapas da história humana:

a) Esteve presente durante a Inquisição, que condenou à fogueira tudo o que não se encaixava nos dogmas da Igreja;

b) Esteve presente na caça às bruxas, que levou à morte milhares de mulheres, cujo único crime era saber um pouco mais que os homens a quem deviam submissão;

c) Esteve presente na conquista da América, que representou o extermínio de civilizações inteiras de norte a sul do continente;

d) Esteve presente no longo e doloroso processo de escravização de milhões de negros africanos;

e) Esteve presente nos campos de concentração onde os nazistas eliminaram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e todo e qualquer opositor ao regime”, inclusive o Teólogo e Profeta Dietrich Bonhoeffer (1906-1945);

f)  Esteve presente também na Igreja Romana que era composta de judeus e gentios, que não se suportavam e nem se acolhiam como Cristo fez com cada um deles.

           Hoje também não está sendo diferente. Há pessoas, uma ou um grupo pequeno, que se acham donas de todo sistema e “obrigam” os demais a se adequarem, a dizerem: sim! sempre, indiscriminadamente, aos seus caprichos.
          Os demais, devem se adequar a eles e não a um sistema ético, cristão; que tem o teocentrísmo como norteador, sistema esse que respeita a individualidade de cada pessoa, pois o próprio Deus assim o criou.
         Portanto, fica aqui um conselho de Paulo aos romanos: “Mas nós que somos fortes devemos SUPORTAR as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos”.(15.01) A palavra chave é SUPORTAR (no gr. bastazw - bastazo); que significa nada mais nada menos, do que pegar alguém a fim de carregar ou levar, colocar sobre si mesmo uma pessoa para ser carregada, levar um individuo, que é duro de suportar, até aonde for necessário.
         Ou seja, não é uma pessoa se anular em beneficio de outra, mas sim, haver a atitude de servo em todos, e todos sendo um em Cristo, carregando uns aos outros, com sua totalidade de corpo, alma e espírito; ou seja, todo seu ser.  
         Expulsemos o espírito de Procusto de nossas vidas e que flua em nós o Espírito de Deus, que criou pessoas de estatura alta e baixa, gordos e magros, negros e brancos, mulheres e homens, ricos e pobres, ilustres e desconhecidos, inteligentes e sábios, doutores e os que detêm só o conhecimento popular etc.,
         Aprendamos então a conviver com as diferenças, respeitando a individualidade e a forma que cada um vê o mundo no Senhor.

Por

Gilmar Tavares Reis 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho