VALORES QUE DEVEM SER RESGATADOS NA PÓS-MODERNIDADE



“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7 RA)

INTRODUÇÃO:

Paul Tournier, psiquiatra suíço, começou sua vida profissional como médico em Genebra. Sua preocupação com a medicina integral o levou à prática da psicoterapia. Escreveu vários livros, publicados em dezenove línguas.
No Brasil, temos: Culpa e Graça, Os Fortes e os Fracos, A Missão da Mulher, Para Melhor Compreender-se no Matrimônio e Mitos e Neuroses. Desse eu já li: A Missão da Mulher, Para Melhor Compreender-se no Matrimônio e Mitos e Neuroses.
E foi nesse livro: Mitos e Neuroses, que estudei sobre as complexidades de cada período, já na era Cristã. Do ano um ao final do V século, tivemos o final da Idade Antiga.
Do V século ao XV, tivemos a Idade Media (Idade Medieval); do XV século ao XVIII, tivemos a Idade Moderna; e desde o XVIII até agora no século XXI, que estamos vivendo a contemporaneidade que é chamada, devido as suas grandes complexidades e desafios, de Pós-Modernidade.

Na Pós-Modernidade fala-se com muito mais ênfase sobre os desafios do:
a)            Politeísmo – sistema ou crença religiosa que admite mais de um deus;
b)           Hedonismo sexual – dedicação ao prazer pelo prazer como estilo de vida;
i.                    Incesto – relação sexual entre parentes;
ii.                  Adultério – relação sexual de uma pessoa casada fora do casamento;
iii.                Fornicação – relação sexual de pessoas solteiras;
iv.                 Homossexualismo – relação sexual entre pessoas do mesmo sexo;
v.                   Bestialismo – relação sexual com animais;
vi.                 Prostituição – atividade institucionalizada que visa ganhar dinheiro com a cobrança por atos sexuais e a exploração de prostitutas;
vii.               Pedofilia – prática efetiva de atos sexuais com crianças (p.ex., estimulação genital, carícias sensuais, coito etc.);
viii.             Sadismo - perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual com a humilhação ou sofrimento físico de outrem;
ix.                 Masoquismo - perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual a partir de sofrimento ou humilhação a que o próprio indivíduo se submete;
x.                   Sadomasoquismo - perversão sexual que resulta da combinação de sadismo e masoquismo;
xi.                 Necrofilia – uso de cadáver como objeto sexual;
xii.               Voyeurismo – prazer em olhar senas eróticas, ou conversar sobre elas, cenas essas relacionadas com roupas íntimas, órgãos genitais, que em suma causam sensualidade (pessoas trocando de roupa, conversações sensuais, disque-sexo etc.);
xiii.              Fetichismo – desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma função fisiológica ou para peças de vestuário, adorno etc.

c)            Pragmatismo – estilo de vida que não está nem ai para com o que é certo, mas para com o que dá certo.
d)           Relativismo - doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, diversificando-se ao sabor de circunstâncias históricas, políticas e culturais.

E foi pensando sobre as complexidades de nosso século que quero falar sobre:

VALORES QUE DEVEM SER RESGATADOS NA PÓS-MODERNIDADE

O primeiro desafio do cristãos é...
I. O ANDAR COM CRISTO.
Int.: Andar vem do grego – peripatew (peripateo) e não fala simplesmente em dar passos, caminhar, mover-se, deslocar-se. peripatew (peripateo) fala de portar-se com decência; ter procedimento aprovado; comportar-se como cristão; ser conduzido ou transportado pelo Espírito Santo.
Todos os cristãos devem andar na luz, neles não devem existir trevas, pelo contrario, devem desempenhar o papel de luz do mundo. Quando isto acontece é porque o cristão está tendo comunhão com Deus, pois Deus é a luz maior que fornece luz para que nós venhamos ser extensão de seus raios aqui na Terra.

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz.” (Efésios 5:8 DO)

O segundo desafio do cristãos é...
II. A VIDA DE COMUNHÃO.
Int.: Comunhão vem do grego – koinwnia (koinonia) que significa sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir; identificação; harmonia; intimidade.
Nas palavras do Rv. Hernandes Dias Lopes: “Intimidade com Deus é viver com Deus. É viver em Deus e Deus em nós. É viver para Deus. É abeberar-se de Deus. É mergulhar no inesgotável oceano da comunhão com Deus”.

“Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos...” (Marcos 12:33 NTLH)

“Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.” (1 João 4:20 NTLH)

O terceiro e último desafio do cristãos é...
III. A PURIFICAÇÃO PELO SANGUE.
Int.: Purificar vem do grego – kayarizw (katharizo) que significa tornar limpo de mancha ou sujeira, remover pela limpeza, livrar da contaminação do pecado e das culpas, purificar de iniqüidade, livrar da culpa de pecado, purificar.

“Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.” (Marcos 7:21-23 NTLH)

O verbo purificar sugere que Deus faz mais que perdoar. Ele apaga a mancha do pecado e o tempo presente do verbo nos remete a uma ação continua, ou seja, Ele sempre nos purifica, deixando-nos limpos. Basta resgatarmos esse valor e crer piamente na ação divina sobre o coração arrependido (Tg 5.16).

Por

Pr. Gilmar Tavares Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFÁCIO DE PR JEAN GIRARD

PERGUNTAS RESPONDIDAS SOBRE SEXO COMENTADAS POR UM PASTOR (II)

NOTA DO EDITOR 1° Livro de Marizan Di Carvalho